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Construa os diferenciais da sua marca e supere a concorrência

A busca pela sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos obriga as empresas de todos os segmentos a encontrar maneiras de se destacar dos concorrentes, como forma de atrair e conquistar novos clientes, bem como fidelizar aqueles que já constam em sua carteira.

Oferecer produtos e serviços de qualidade certamente faz parte desse roteiro. No entanto, apenas isso não é suficiente, uma vez que qualidade não pode ser encarada como diferencial, mas como uma obrigação que qualquer empresa deve entregar.

Por essa razão, as estratégias que visam diferenciar a sua marca das demais precisam explorar e se aprofundar em outros aspectos mercadológicos.

Somente assim é possível chamar a atenção dos consumidores, a fim de expandir os negócios para fatias maiores do mercado.

Neste artigo, vamos abordar os principais aspectos capazes de tornar eficiente a Estratégia de Diferenciação das empresas que têm o crescimento dos resultados como foco.

Além disso, também mostraremos como os brindes corporativos aparecem como uma ferramenta poderosa para que a sua empresa se destaque da concorrência, conquistando o coração e a mente de seus clientes.

Fique conosco para saber tudo!
 

 

Mas, afinal, o que são Estratégias de Diferenciação?


Estratégias de Diferenciação vêm permeando as ações das empresas ao longo do tempo.

No entanto, seu conceito e aplicabilidade foi melhor expresso pelo professor de Economia e de Administração da Harvard Business School, Michael Porter, considerado uma das personalidades mais influentes da área econômica nos Estados Unidos.

De maneira simplificada, as Estratégias de Diferenciação consistem em táticas que visam entregar valor ao consumidor em diferentes aspectos, com o objetivo de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.

Para ser bem-sucedida em seus esforços de se diferenciar da concorrência, a empresa deve concentrar seu foco em três frentes principais:
 
  1. Produtos e serviços - uma boa estratégia possível é implantar uma política de redução de custos que possibilite oferecer ao consumidor uma boa relação custo-benefício em termos de preços, sem prejudicar a qualidade final da entrega.
     
  2. Atendimento ao cliente - treinar a equipe de profissionais que está na ponta para que utilize técnicas de atendimento especialmente desenvolvidas para colocar a experiência do consumidor em um patamar mais elevado, para que ele se encante e dê preferência à sua empresa em relação aos concorrentes.
     
  3. Ações e campanhas de marketing - estratégias de Marketing de Relacionamento e de Marketing Promocional devem ser utilizadas em favor do seu negócio, tornando a marca da empresa inesquecível para o consumidor.
     
Quando bem implementadas, as Estratégias de Diferenciação trazem benefícios importantes para as empresas, com resultados bastante satisfatórios, especialmente no que se refere a:
 
  • - mais facilidade para o fechamento das vendas;
  •  
  • - elevação da lucratividade;
  •  
  • - melhoria das taxas de conversão de novos clientes;
  •  
  • - aumento da fidelização;
  •  
  • - redução de custos e riscos;
  •  
  • - maior longevidade para a empresa;




Como as Estratégias de Diferenciação podem ser implantadas?

 

Em seu livro “Estratégia Competitiva” (Competitive Strategy, Editora Atlas), Michael Porter indica quais são os principais pontos de ação que as empresas devem priorizar para que consigam se diferenciar da concorrência, se destacando em relação aos rivais.
 

Entre eles, quatro merecem atenção mais do que especial. Confira!

 

  1. 1) Conhecer o cliente ideal

 

As estratégias da empresa devem ser elaboradas com base no chamado ICP (Ideal Customer Profile ou, em português, Perfil do Cliente Ideal).
 

Trata-se de uma representação “idealizada” de quem é o consumidor da sua marca, identificado através de pesquisas que estudam o perfil dos atuais clientes e das pessoas que compõem o público-alvo da empresa.
 

Conhecer  esta “persona” é fundamental para compreender quais são as dores e necessidades dos clientes, bem como a percepção que eles têm a respeito das soluções que o mercado oferece.

 

  1. 2) Definir o principal diferencial da empresa

 

A empresa pode se diferenciar da concorrência em uma série de aspectos: preço, qualidade do produto ou serviço oferecido, atendimento, criatividade empregada nas campanhas de marketing, entre outros.
 

Definir o que irá tornar a sua empresa única no mercado é condição necessária para construir estratégias de diferenciação mais assertivas e eficientes.
 

Para isso, é preciso compreender quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio, de maneira a identificar onde o diferencial competitivo desejado poderá se encaixar e, a partir daí, começar a traçar as Estratégias de Diferenciação.

 

  1. 3) Ouvir os clientes atuais

 

Utilize pesquisas de satisfação, feedbacks e entrevistas, entre outros recursos, para saber o que os seus atuais clientes pensam a respeito da empresa.
 

O levantamento é importante para verificar a percepção que eles têm da sua marca, incluindo o que consideram que deveria ser melhorado.
 

Essas informações são extremamente valiosas para a construção das Estratégias de Diferenciação.

 

  1. 4) Investir em inovação

 

Buscar soluções mais criativas para a condução dos negócios, ou seja, inovar, é um dos fundamentos para que as Estratégias de Diferenciação sejam eficazes.
 

Por isso, é importante olhar para o mercado a fim de encontrar aspectos ou diferentes situações que a empresa ainda não havia percebido, com potencial para transformar sua operação e aprimorar a qualidade dos seus produtos, serviços e atendimento.
 

Essa transformação pode se dar por meio da adoção de novas tecnologias, mas também através de metodologias de trabalho inovadoras e processos mais modernos e eficientes.


 

Brindes corporativos como Estratégia de Diferenciação


Oferecer brindes corporativos personalizados aos clientes é uma tática que casa muito bem com as Estratégias de Diferenciação.
 

No entanto, para que alcance os resultados esperados, é preciso encontrar o presente que, pela sua utilidade, praticidade ou design diferenciado, sensibilize a pessoa a ponto dela enxergar na marca a preocupação de que aquele objeto foi “escolhido a dedo” para ela.
 

Ao encontrar o “brinde certo para o cliente certo”, a empresa se destaca da concorrência, deixando de ser apenas mais um no mercado.
 

Em tempos de alta competitividade, inovação acelerada e clientes cada vez mais exigentes, a marca que consegue construir para si uma identidade com proposta única de valor estará no caminho certo para ser vista e percebida como uma empresa diferenciada, conquistando novas fatias de mercado e fidelizando os consumidores que já possui em carteira.
 

Sua empresa deseja implementar uma estratégia vencedora de distribuição de brindes corporativos personalizados?
 

Então, entre em contato com os especialistas da Crazy Ideas. Eles estão sempre prontos a prestar o suporte necessário para a escolha do presente ideal para os seus clientes!


 
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